" Pastora de núvens fui posta a serviço
por uma campina tão desamparada
que não principia nem também termina,
e onde nunca é noite e nunca madrugada"

Destino - Cecília Meireles





quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Bastard out of Carolina

  Continuando a falar sobre filmes,não posso deixar de falar sobre o filme que vi hoje e como fiquei ...abalada,talvez seja a palavra. Visitei uma locadora em falência em minha rua e comprei um filme que achei interessante.Marcas do Silêncio (1996)ou Bastard out of Carolina,título original. A príncipio pensei se tratar de um simples filme dramático,mas muito me surpreendi,realmente era dramático,mas nada tinha de simples.
  Trata-se da história de uma garotinha filha de uma mãe de 15 anos que nunca se conformou com o carimbo de ilegítima na certidão da filha,aos 17 anos sua mãe se casa com um homem que assume sua paternidade,mas seu novo pai morre em um acidente de carro.A mãe agora com duas filhas passa a trabalhar como garçonete onde conhece um outro homem com quem se casa e aí sim começa o verdadeiro drama. Bone,apelido da garotinha,passa a ser abusada física e sexualmente por seu novo padrastro.No ínicio a mãe não fica sabendo das agressões,mas mesmo quando passa a presencia-las nada muda.
   A realidade das cenas impressiona, confesso que tremi, senti  em mim o medo, o desespero e o abandono da protagonista,saí da sala, voltei,pensei em parar o filme,mas continuei,tive vontade de chorar,de vomitar...
    Também impressiona a situação da mãe e muito faz pensar,ela também fica desesperada com as agressões à filha,mas sempre volta para o marido,sempre o escolhe como se não tivesse escolha,como se fosse seu papel. A cena do estupro de Bone demonstra bem isso e choca,ela chega na casa de sua irmã e encontrar seu marido violentando Bone, ela retira a filha de la´e é seguida por ele até o carro,o homem implora para que ela o mate mas não o abandone e ela reage colando a mão para fora e o acariciando.
   Fiquei chocada com as cenas sim, mas o que mais me abalou  foi lembrar que havia lido na sinopse que se tratava de um filme baseado em fatos reais,e lembrar de tudo que já ouvir falar sobre isso e o tanto que presenciarei.Lembrei da minha postagem sobre crianças e sobre o que havia dito sobre ser a infância sempre bela. Senti-me mal por saber da importãncia dada a tanta coisa fútil na mídia e no cinema,coloquei um pouco meus pés a realidade cruel.
   Assim que terminei de ver,entrei na internet e descobri que a história era baseada no livro semi-autobiográfico  de Dorothy Allison, ela saiu de casa,descobriu ser lésbica e se dedica a escrever sobre violñcia contra mulher,incesto,violência infantil e principalmente tudo isso contextualizado com a classe trabalhadora.Não consegui saber muito sobre ela e seu trabalho, tudo que encontrei na internet está em inglês e a tradução do google não nos permite entender muito,mas consegui entender que ela também se abalou com a realidade do filme,que foi filmado na cidade,nas casas e nos campos que marcaram sua infância.
   Há muito o que fazer e há muito o que mudar no mundo,fico imaginando quantas crianças estavam vivendo em carne e osso aquilo que eu não estava aguentando ver na sala através da televisão.Ainda estou meu estranha e com medo de ter pesadelos.Ainda o estou digerindo...

 A quem tiver interesse e coração forte, recomendo "Marcas do Silêncio( Bastard out of Carolina):
                                     

15 comentários:

  1. Bárbara,adoraria ver o filme,quando leio as sinopses espalhadas pela internet e os vídeos no youtube(detalhe:inglês)só fico mais ansiosa e curiosa pelo filme...nunca encontrei em locadora nenhuma..poxa,será que não teria como vc passar ele pra net pra quem quiser poder baixar??não sei como,mas quero ver o filme que todos descrevem CHOCANTE.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Yza! Nunca tinha parado para pensar na dificuldade em se encontrar o filme. Embora eu não tenha grande domínio com estes recursos da internet, me comprometo a me informar e se possível fazer o ulpoud do filme sim, e ai publico aqui. Se vc quiser deixar um contato seu também,eu poderia te avisar quando ele ficar disponível!
    Ele é realmente um filme chocante,mas vale muito a pena assistir sim!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Estou fazendo um trabalho sobre violência sexual com meus colegas de sala. É um trabalho incrível, mas nos estamos dando os primeiros passos agora. Vi a sinopse do filme e realmente me interessei. Gostaria de saber se você já conseguiu um jeito de fazer o upload do filme. Grata desde já.

    ResponderExcluir
  4. Olá, estou procurando esse filme há um tempo já, pelos trechos q vejo é muito forte.
    Mas não encontro ele em português, nem ao menos com legenda.
    Vc teria como disponibilizar talvez no youtube? ou para download?
    Vc pode usar o nero para gravar no computador.
    qualquer coisa se quiser, passo um tutorial para vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fazer isso agora mesmo, minha dificuldadeé em como disponibilizar para download, pois creio que no youtube vai ser dificil colocar! Eu adraria a sua ajuda!rs Meu email é barbaras_pinheiro@hotmail.com

      Obrigada!:)

      Excluir
    2. Olá Bárbara!
      Você já conseguiu disponibilizar esse filme? Procuro ele a bastante tempo sem sucesso =/
      Se sim, meu e-mail é marianasouza14@gmail.com. Ficaria bastante agradecida!

      Excluir
    3. Tambem estou atras desse filme a um bom tempo, nem pra comprar encontro.
      Barbara vou te mandar um email pra te orientar sobre o upload.

      Aguardo retorno, ate mais.

      Excluir
    4. barbara onde acho esse filme ?

      Excluir
    5. quero muito assistir mais nem em ingles eu acho pela net, queria ele em portugues ou pelo menos legendado :( pq no youtube ta falando que ele ta bloqueado mais tem trailer dele em portugues dublado... me ajuda ?

      Excluir
  5. André, aguardo seu email e ficaria grata!

    barbaras_pinheiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Bárbara, eu tenho esse filme. Consegui pelo Utorrent. Mas, infelizmente, só consegui em inglês, nem legendas não consegui, já revirei o google do avesso e nada. Dá p/ entender o contexto do filme, mas como não falo inglês, fico meio voando. Vou tentar upar no Youtube. Se conseguir coloco o link aqui. Abçs

    ResponderExcluir
  7. Gente, descobri que tem este filme no youtube, legendado! Agora todos poderão ver!
    Segue o link

    https://www.youtube.com/watch?v=aOF_TvoGc0Y

    ResponderExcluir
  8. oi tenho quasea certeza que esta errado a idade que você colocou da mãe, confirme por favor

    ResponderExcluir