" Pastora de núvens fui posta a serviço
por uma campina tão desamparada
que não principia nem também termina,
e onde nunca é noite e nunca madrugada"

Destino - Cecília Meireles





quinta-feira, 25 de julho de 2013

Dana Plato (1963/64- 1999)



  Meu dia frio  por pouco pode ter sido considerado perdido, com minhas mãos geladas e travadas em baixo do edredom, exceto pelo fato da pouca utilidade de meus mergulhos investigativos no mundo do google.
    O alvo da vez foi Dana Plato, e haja melancolia de dia frio para chegar a altura de tal drama! Quem sabe um dia me aventurando no mundo do cinema  faço um filme da vida dela!,
    Dana Plato, nasceu em 7 de novembro de 1964, ou 1 de novembro de 1963, há controvérsias quanto a esta data, e eu a conheci ( bem depois de sua morte) como Kimberly no seriado Arnold, ou Minha Família é uma Bagunça ou Diff'rent Strolkes, que Silvio Santos ainda exibe nas tardes do SBT.
    Quem vê a comédia inocente, abordando com muita leveza temas sociais e sérios, não imagina quanto sofrimento se seguiu dali. Não foi inédito pra mim os dramas e desfechos que envolveram os atores mirin's da série, descobri há uns anos, logo que vi o seriado, inclusive da tragédia maior de Dana Plato,mas sempre volto a estes descobertos e hoje foi dia.
     O seriado conta a história de um senhor rico  e branco, (Conrad Bain) que vive numa cobertura em Manhattan, Nova York, e que após a morte de sua governanta, atende a seu último pedido, de que cuidassem de seus filhos e os adota como filhos, Willis (Todd Bridges) e Arnold ( Gary Colemam). Kimberly (Dana Plato) é a filha biológica deste senhor, e assim se segue a sequencia da trama , que se estende de 1978 até 1986. Acontece que em 1984 Dana é demitida da série por ter engravidado e a partir de então sua vida vai  decaindo tempo a tempo.
     Que o mundo de hollywood é perverso, seja com quem está nele ou fora dele, nós já sabemos, mas notar assim tão nitidamente vidas sendo descartáveis ainda é chocante. Dana então sai da série e se casa, um ano após o nascimento de seu filho, Tyler Lambert, seu casamento acaba e ela vai viver com a mãe adotiva, ( pois sua mãe biológica a tivera com dezesseis anos e sem condições de sustentá-la entregou-a à adoção), um ano depois, sua mãe adotiva morre com uma doença rara no sangue, e ela então sem emprego , passa a guarda do filho Tyler para os avós paternos, e se aprofunda ainda mais em seu vício nas drogas.

 


  A partir de então Dana Plato, tenta ao máximo retomar a carreira de atriz, posa nua para a playboy, trabalha como atendente num lava jato, sem dinheiro nem para pagar o aluguel é recusada num emprego para lavar os banheiros e recolher o lixo do prédio e de princesinha da América, torna-se detenta e condenada por assalto à mão armada e mais tarde por falsificar receita de Valiun (remédio controlado a qual era viciada).
   Várias são os dramas envolvendo sua vida, muitos retratados neste documentário, disponível no youtube, que não sei quando foi produzido, e acredito haver a existência de um outro também sobre os atores do seriado, que não encontrei disponível na internet. ( Behind the Camera: The Unauthorized Story of Diff'rent Strokes) que se alguém tiver ou encontrar, aceito de bom grado.

    Em 7 de maio de 1999, Dana deu uma longa entrevista para um programa de rádio dos Estados Unidos, onde os ouvintes podiam participar, e muitos deles o fizeram a hostilizando muito, alguns destes também a destinaram palavras de conforto que a emocionaram e a fizeram chorar no ar. Ninguém saberia que no dia seguinte, Dana morreria com overdose de remédios no trailler da casa de sua sogra. A morte foi considerada suicídio, embora muitas pessoas ainda duvidam de tal causa, e alguns suspeitam do envolvimento de seu marido( que a fotografou em seu momento letargico antes de morrer) em sua morte.
  Sua última entrevista está toda disponível no youtube e é uma pena eu não saber inglês para poder entendê-la. :/

     
 


A Banda americana The Mountain Goats, possui uma música chamada '"Song for Dana Plato", de autoria de Jonh Darnielle , que eu não sei bem se foi feita após sua morte ou antes,mas  que eu descobri hoje e achei uma linda homenagem.
  
          



   Mas esta história não termina por ai, em 2008, Tyler Lambert, filho de Dana, ganha um processo contra o marido da mãe em sua então morte, alegando que este não a socorreu devidamente em seu pré-morte. Dois anos depois, em 6 de maio de 2010, dois dias antes de completar 11 anos da morte da mãe, com 25 anos de idade e nas vésperas do dias das mães, Tyle comete suicídio com um tiro na cabeça. A Avó paterna chegou a declarar que ele também estava envolvido com drogas e nunca superara a morte da mãe.
    A música da Banda The Mountain Goats, para Tyler é ainda mais emocionante, parece tomar por base uma foto disponível pela internet, a mesma que vi ao digitar Tyler Lambert no google. A banda que  parece acompanhar a tragédia vívida que envolve Dana  e emocionar-se com como esta forma de lidar com a vida faz aos olhos do mundo, e assistindo pacificamente, uma sociedade acompanhar calmamente o fim de uma vida que não cansou de de todas as formas pedir socorro. A canção chama-se "Tyler Lambert'g Grave" ( O túmulo de Tyler Lambert)


                                                         





 Segue abaixo os links do documentário sobre os atores do seriado Diff'rent Strolkes, dublado exibido pelo canal  E!, assim como o link da entrevista dada  pela banda Mountain Goat's a respeito da música Tyler Lambert's Grave. Volto outro dia para tratar do drama não menor, de Gary Colleman, companheiro de seriado de Dana.  Fasciculações a Todos!




Entrevista Mountain Goats:

Documentário

E! True Holywood Story: Diff'rent Strokes - Parte 1/3 

www.youtube.com/watch?v=tek3Q-coE0A‎ 

   








5 comentários:

  1. Muito bom. Eu sei que esse post é antigo,mas eu queria fazer uma pergunta. Queria tanto assistir esse documentário The Unauthorized Story of Diff'rent Strokes, mas não acho em lugar algum. Você o encontrou? já que esse posté de 2013.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Eu sei que esse post é antigo,mas eu queria fazer uma pergunta. Queria tanto assistir esse documentário The Unauthorized Story of Diff'rent Strokes, mas não acho em lugar algum. Você o encontrou? já que esse posté de 2013.

    ResponderExcluir
  3. Tem a foto dela morta???na internet não encontrei..a tal foto q o menchaca tirou dela ??

    ResponderExcluir