" Pastora de núvens fui posta a serviço
por uma campina tão desamparada
que não principia nem também termina,
e onde nunca é noite e nunca madrugada"

Destino - Cecília Meireles





quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Open Window ( A Espera da Felicidade) 2006

  




     Filme tipicamente fasciculante!
    Antes devo fazer uma observação quanto às traduções de títulos dos filmes,não sei realmente que profissional é responsável por isto, nem quais critérios são utilizados, mas eu tenho minhas dúvidas se eles pelo menos assistem às películas. Tenho uma leve impressão de que se trata de uma busca desesperada por popularidade, mas parece mais propaganda enganosa.
    Desabafo realizado,vamos ao que importa.
    Eu o definiria por forte e delicadado, mas nem sei se isto é uma definição.Mais me impressiona sua naturalidade, não há sensacionalismo nenhum em uma história que tanto gera margem para isto.
    Izzy e Peter formam um típico casal apaixonado prestes a se casarem. Ele um professor universitário, ela  uma fotografa. Nada além, um casal como todo mundo deve conhecer pelo menos uma vez em nossas relações.A história então  muda após uma janela atipicamente deixada aberta.
     A verdade é que a pobre janela pouco tem a ver com a história. Izzy é violentada enquanto trabalha em suas fotos, numa espécie de garagem abandonada, da casa que divide com o namorado, por um homem que entra pela  janela.
     "- Obrigado por me convidar!", é o que ele diz. A partir de então somos  direcionados ao drama psicológico que atingem os envolvidos e podemos compreender perfeitamente os sentimentos assim como são apresentados. Trata-se de uma história de superação, nos mostrando exatamente como somos tentados a considerar preocupações sem muito sentido, como "quem deixou a janela aberta" e os caminhos que  somos tentados a seguir, a sensação de impotência, as coações emocionais que se tornam físicas e definem as decisões tomadas.E uma série de mais questões.
     Ensina um pouco a viver, sem muitas pretenções, somente nos fazendo pensar.Confesso que fui me recuperando junto com Izzy e Peter.
     Em paralelo são abordadas outras dificuldades de relação, como Izzy e sua mãe, que nunca superou a morte do filho ainda criança. E de Peter com seu pai, dificuldade claramente implícita!
     Uma cena em minha opinião define muito bem o tom do filme;  Após o ocorrido e as providências tomadas,(como hospital e decisão de não levar à polícia o ocorrido), Izzy vai se banhar.Nua entra na banheira. A cena traz a complexidade da nudez(não encontrei palavra melhor) de  uma forma simples,natural e triste. Bastante metáfórico em  minha opinião.
    Apesar de tudo, trata-se de uma obra confortável e tranquila.Extremamente recomendado aos interessados, embora seja um pouco difícil de encontrar até mesmo em locadora. Em loja de DVD's para mim até agora não existe, mas assisti na televisão, num canal por assinatura. Paciência é a chave. Não aguardem ansiosos!

FASCICULAÇÕES A TODOS!




Cena Legendada:

 

Um comentário:

  1. vi esse filme a pouco no Youtube só um Trecho dele na verdade!a parte em que a Izzy conta a dois Amigos que estavam jantando com ela e o Namorado o fato de ela ter sido Estuprada !! gostei muito de conhecer esse seu blog e desejo vida Longa a esse seu projeto e que este 2016 seja um ano cheio de felicidades e grandes e Boas realizações em sua vida tanto pessoal como profissional !! abraços e tchau!!!Marcos Punch

    ResponderExcluir