" Pastora de núvens fui posta a serviço
por uma campina tão desamparada
que não principia nem também termina,
e onde nunca é noite e nunca madrugada"

Destino - Cecília Meireles





domingo, 8 de abril de 2012

Educação (An Educacion) 2009

  
    A Educação do viver, definitivamente não recorre a um método clássico, e não há quem ouse duvidar de sua eficiência!
    Não sei exatamentente se tais palavras de caráter tão "clichê" poderia ser tratado como um spoiller, mas caso comece a partir daqui a saber mais do que gostaria sobre o desfecho da película, sinta-se a vontade a parar de ler.
    Jenny (Carey Mulligan) é uma adolescente inglesa na década de 60. Dezesseis anos, sensível, amante das artes e  das canções francesas. Sonhadora e, pode-se dizer, passando por uma  crise, (que agora posso dar-me ao luxo de ser chata ao ponto de dizer;) típica desta fase da vida. Crise saudável, digo também, pois em nenhum outro momento da vida, deve-se alguém sentir-se tão vivo!
  A jovem divide seu tempo entre estudar ferrenhamente para entrar no curso de Letras de Oxford, estudar Violoncelo e se questionar sobre o que quer de fato. Sua vida então ganha novos rumos, quando ela conhece  David (Peter Sarsgaard), um homem mais velho que pouco a pouco vai lhe apresentando as maravilhas da vida e experiências que a faz experimentar um projeto de felicidade!
   Não sou nem de longe  o que se poderia chamar de: Uma Amante da Moda, mas aos poucos vou descobrindo que se coubesse a mim dedicar-me a  um estilo, os anos 60 a la europeia me ganharia. O filme já valeria  pena ao me proporcionar a apreciação de todos e de cada um dos figurinos, clássicos e delicados, de Jenny. Daqueles que dão vontade de voltar no tempo (embora eu saiba que isso não seja necessário). Além de penteados elegantes... e mal digo quanto a ouvir música francesa com um vinil em uma vitrola!!!
   Perfeitamente elegante e real, rico em sinceridade, An Educacion, é perfeito pra um domingo a tarde,sem muito calor, ou como cada um preferir. Europeu como nunca, delicado, e sensível, sem ser chato! Nada parecido com um conto de fadas, além do que a vida real teria a capacidade de nos enganar com suas aparências.
  Fica então minha dica de fasciculações cinematográficas, embora esteja, como sempre, atrasada na data, mas afinal  tudo é novo assim que é descoberto,não?


Fasciculações a Todos!!!!
                                    

 

    P.S: A canção escolhidanão pertence à trilha sonora do filme em questão,mas sim do filme Um Beijo Roubado, também muito recomendado por mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário