" Pastora de núvens fui posta a serviço
por uma campina tão desamparada
que não principia nem também termina,
e onde nunca é noite e nunca madrugada"

Destino - Cecília Meireles





quarta-feira, 20 de abril de 2011

Compreensivo demais.

  Outro dia ouvi de alguém  que tenho certo grau de confiança, num tom talvez de insulto,mas com certeza de crítica,que sou compreensiva demais.
   Há um certo tempo atrás, isso provavelmente nada significaria, mas hoje posso tomar quase como ofensa.O reconhecimento inerente ao humano genérico não faz mais sentido e não estou dizendo isto com ironia. Nínguém compreende nínguem,caso contrário o mundo funcionaria diferente.Não compreendemos o outro,mas apenas o "nós mesmos" identificado lá.
   Pensando assim, o compreensivo demais seria  quem mais situações diversas  vivera,que agrupassem comportamentos dos mais diversos tipos de pessoas. Ainda assim o adjetivo não me pareceu elogioso ou agradável.
   Acredito, poucos serem os compreensivos deste caso, ou o que eu chamaria de " verdadeiros compreensivos".A maioria deles são "falsos compreensivos", não que estes finjam ou simulem suas compreensões,pois estes nem chegam a ser compreensivos de nenhum tipo, os 'falsos compreensivos" são os que enganadamente se encontram no outro,os que ingenuamente pensam compartilhar de seu sentimento,de suas intenções e suas dores.São os que pensam bastar ser humano para se tornar possivel a compreensão.
   É esta a compreensão ofensiva.Ofensiva porque nos faz injustos com nós mesmos e com quem realmente podemos compreender. Andamos nos esforçando muito pra compreender o incompreensível e nos esforçando ainda mais para não compreender o perfeitamente compreensivél a nós,ou seja. cada vez mais nos tornamos falsos. O verdadeiro compreensivo nunca é compreensivo "demais" a não ser que esteja sendo julgado por um "falso compreensivo".
  Mais cheiroso , sem dúvida, é o falso.MAS ELE É FALSO. E FRÁGIL.
  Sei que foi uma viagem minha e é perfeitamente compreensivél que não a compreendam. (risos).

  Deixo para não ficar perdido o tempo e a viagem, minha fasciculação musical de hoje.
  O significado desta música infelizmente não está próximo de se desatualizar. A interpretação da Maria Bethania também não ajuda a abrandar as fortes fasciculações. Segue o primeiro video que é em minha opinião uma das melhores interpretações de todos os tempos e de todas as músicas, apesar do audio não está perfeito. Por isso segue o segundo video também fasciculante.

Fasciculações!!!!

     

Viramundo

Maria Bethânia

Composição : Gilberto Gil e J. C. Capinam

Sou viramundo virado
Nas rondas das maravilhas
Cortando a faca e facão
Os desatinos da vida
Gritando para assustar
A coragem da inimiga
Pulando pra não ser preso
Pelas cadeias da intriga
Prefiro ter toda a vida
A vida como inimiga
A ter na morte da vida
Minha sorte decidida
Sou viramundo virado
Pelo mundo do sertão
Mas ainda viro este mundo
Em festa, trabalho e pão
Virado será o mundo
E viramundo verão
O virador deste mundo
Astuto, mau e ladrão
Ser virado pelo mundo
Que virou com certidão
Ainda viro este mundo
Em festa, trabalho e pão


FASCICULAÇÕES!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário