" Pastora de núvens fui posta a serviço
por uma campina tão desamparada
que não principia nem também termina,
e onde nunca é noite e nunca madrugada"

Destino - Cecília Meireles





sábado, 26 de março de 2011

Babões Especiais!

    Resolvi agora falar de um tema bem batido, mas que não deixa de provocar fasciculações em todos, imagino, pois junta dois elementos potentes para este fim: MÚSICA e FILHOS!
    Quero apresentar as fofíssimas canções que só quem tem o privilégio de ter pais artistas, e dos bons por sinal, pode receber! Poucas coisas são mais lindas e sinceras! Quem canta Rock in Roll abranda o tom e até a crítica social fica de lado!
    A maioria é conhecida, deixei uma clássica de lado, pois queria trazer as mais alegres. Também escolhi só as nacionais, mas se alguém souber de mais alguma que eu não conheço pode apresentar.
Vamos lá:

Oito Anos / Barcelona 16 - Paula Toller

  A primeira  a cantora compôs pro seu filho Gabriel, muito sensível e sincera , pode quase ser considerada um hino á infância! Ficou bastante popular na voz da contora Adriana Calcanhotto. Paula ainda, para o mesmo filho, compõs mais tarde Barcelona 16 desta vez para uma outra fase da vida, que também vale muito a pena apreciar.
   
 
 O Mundo é bão, Sebastião/ Espatodea/ Só pra So - Nando Reis
 
    Este não decepciona, falando de seus pequenos então, menos ainda. O próprio disse não ter a intenção de fazer uma canção pra cada filho, mas está chegando lá. A primeira é para o terceiro filho Sebastião, com letra extremamente leve combinado com o som de rock. Totalmente oposta da  seguinte, composta pra sua   " quarta estrela" Zoé, que é sem dúvida a mais inspirada das três e quizá de todas as suas composições.O cantor já demostrou profunda emoção cantando para a sua única filha ruiva como ele, que cobrou a sua parte na herança musical, questionando quando sairia " O mundo é bom, Zoézinha".
   Apesar disto não é a minha preferida, Só pra So é diferente pois foi feita pra uma filha adulta, profundamente poética e inspirada como era de se esperar, também tem partes mais práticas que atua como um pedido de desculpas para a segunda herdeira Sophia Reis, atriz e ex- apresentadora da MTV.



Parabólica - Humberto Guessinguer (Engenheiros do Hawai)

   Gosto muito dos Engenheiros do Hawai, mas confesso que não achei está música á altura de suas canções a primeira vez que ouvi, mas agora já a acho muito encantadora e com certeza não posso deixá-la de fora. Feita para a filha Clara Guessinguer,  que hoje até divide o palco com o pai. A história que conheço sobre a canção diz que ele observava a filha bebê e notou sua semelhança com uma parábolica observando e captando todos os sinais que estavam a seu redor.
                                                     
                                                          
                                                      
Daniel de Oliveira para os filhos Raul e Moisés.
      Esta é uma surpresa. Não foi composta por um grande nome da música, mas em nada mesmo deixa a desejar. Não sei o nomes das canções. Cantadas pelo casal numa intimidade e interpretação emocionantes. Recomendadíssima!
                                                     
                                                             

    Ao que vai chegar - Toquinho
 
      Acho que não preciso comentar muito sobre a poesia do Toquinho. realmente emocionante, mais que isso, Fasciculante! Não sei muito sobre a história da canção, mas pela data foi dedicada ao filho ais velho Pedro. Linda canção!
                                                         
                                                             

  Canção para Jade - Toquinho
 

        Deixei propositadamente o melhor para o final. Poderia citá-la  junto com a cima, mas ela merece atenção especial. O próprio Toquinho admitiu ter sido um momento de rara inspiração, mas talvez seja somente modéstia mesmo. A mais incrível homenagem de todos os tempos a um filho, em minha opinião. Composta para a filha mais jovem Jade, referida como o "Anti- eclipse Lunar de sua vida". Fasciculações mil! Segue além do video a letra, para da uma atenção diferente!
                                                           
                                                           

Canção pra Jade

Toquinho

Composição : Toquinho / Mutinho
Desde quando eu te vi
Tudo ficou mais lindo:
A rua, a lua, o sol no céu luzindo.
Olhando teu olhar,
Ouvindo a tua voz
Chego a não crer,
A me surpreender, feliz, sorrindo.
Estrela singular
Da luz do amor nascida.
Antieclipse lunar da minha vida.
A cada passo teu
Segue meu coração,
Por entre os móveis,
Calçadas, parques e avenidas.
Viva cada instante, viva cada momento,
Proteja da razão teu sentimento.
Tente ser feliz enquanto
A tristeza estiver distraída.
Conte comigo
A cada segundo dessa vida.
E o tempo vai passar
Ao longo dessa estrada.
Novas estórias lhe serão então contadas.
E você vai crescer,
Sonhar, sorrir, sofrer
Entre vilões, moinhos, dragões e poucas fadas.


Espero que tenham gostado! Fasciculações!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário