" Pastora de núvens fui posta a serviço
por uma campina tão desamparada
que não principia nem também termina,
e onde nunca é noite e nunca madrugada"

Destino - Cecília Meireles





sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Antes do Amanhecer

                                                                   
        Adiei por muito a hora de falar deste filme.Por pura covardia mesmo. O admiro tanto que morro de medo de vulgarizá-lo com minhas palavras, pois é esta a impressão que tenho toda vez que me expresso sobre ele , que acabo por banalízá-lo com as palavras. Espero,no entanto que minha impolgação no falar diminua a injustiça.
       Geralmente não consigo avaliar um filme assim que termino de vê-lo e muito menos durante a exibição. É preciso terminar, me distanciar, as vezes pesquisar um pouco mais, contrastar as opiniões de quem já viu ou simplesmente esperar o tempo necessário para a digestão. Depois da opinião formada, escolho vê-lo novamente ou não. Com este as coisas aconteceram um pouco invertidas, ao ver por acaso sua continuação , Antes do pôr do sol (Que falarei em outra oportunidade), inevitalmente , conforme o processo descrito, muito li sobre Antes do Amanhecer antes de ter a oportunidade de vê-lo e a impressão que tive ao finalmente fazê-lo  e que ainda tenho hoje, é que nada escrito e comentado a seu respeito conseguiu fazer-lhe justiça.
       Não digo com isso que não seja  legítimo tudo  o que é comentado; sobre ser este  um romance sensível diferente de todos os outros, sobre a clássica discursão se Celine e Jesse viveriam felizes juntos ou a rotina do relacionamento desgastaria a relação, sobre a beleza de cenário, a delicadeza dos diálogos e tudo mais, mas todas as vezes que passo alguns meses sem vê-lo caio no erro de encerrá-lo a isso.Enquanto o vejo novamente  o rediscobro  muito maior  ,   busco então novas palavras para definí-lo e inevitavelmente caio nos velhos argumentos citados.
       Acho que os atores ajudam muito, mas também não consigo avaliar a atuação do Ethan e da Julie neste filme por está emocionalmente envolvida.Sorriu boba de tudo que eles fazem e falam em cada cena, mesmo sabendo exatamente o que vem depois, e ainda paro para pensar em todas as questões as que eles se propõem durante os diálogos, nunca me lembrando da conclusão que cheguei na vez anterior.
      O fato é que não há uma música de fundo no primeiro beijo do casal, e fica provado que o silêncio emociona muito mais.
   A intimidade é criada minuto a minuto e é muito convicente.Talvez seja esta a definição menos imperfeita para a película; CONVINCÊNTE! A maioria das pessoas sabem exatamente sobre o que eles falam em cada instante,tanto os que vivem as lembranças de um idoso quanto as projeções de um adolescente.
       Não posso falar mais nada, é preciso vê-lo. Muita gente não vai concordar com o que eu digo, parte o achará idiota outros o acharão muito mais espetacular do que descrevi. Especialmente recomendados para os amante de romances, que já estejam enjoados de tudo que existe, ou não.

P.S: Para quem assistír e ficar desesperado no final, procure Antes do Põr do Sol, mas sem preconceitos com continuações de filme,e se após isto quedarem-se ainda desesperados, faça como nós e aguardem com esperança.


    Segue uma das muitas lindas e sensíveis cenas!

Um comentário:

  1. oi menina... vi sobre seu post na comu
    bem...
    eu tenho um blog de contos e poesias e a inspiraçao surge tantas vezes por filmes, musicas... mas,
    tantas coisas ja se passaram na minha cabeça para citar os befores... mas, assim como vc... nao consigo...

    estes filmes marcaram de forma espetacular minha vida e sem sombra de vida são filmes que marcaram minha forma de ver o amor e relacionamentos. A cada pessoa que passou na minha vida, seja por somente um beijo ou por relacionamentos longos e outros conturbados, sempre estive em mente a importancia que torna cada pessoa que passa pela minha vida (e de todos, e ignoramos)especialmente unica!!!!

    aiai...

    espero suspirar sempre por jessie e celine.

    renata.
    http://impermeavela.blogspot.com/2011/02/volte-ii.html

    ResponderExcluir